Erros banais que nenhum empreendedor deve cometer

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos! Porém, alguns erros bobos e até graves que são muito frequentes, devem ser evitados para que você atinja o sucesso mais rápido e não ponha o seu novo negócio em risco! Veja os três principais:

1- Não ter intimidade com o ramo que vai trabalhar
Esse é um erro que, por mais que não faça sentido, algumas pessoas cometem: iniciar um novo negócio em um ramo que ela não conhece. É importante ter conhecimento das tendências do negócio, o seu público-alvo, suas preferências, entre outras. Quanto mais intimidade você tiver com o ramo, melhor para você e seu negócio.

Trabalhar com algo que você não gosta, além de ser frustrante, significa que o seu negócio não vai começar bem: os lucros costumam vir depois de muito esforço e tempo e, se o empreendedor não se sente satisfeito ou à vontade com o seu próprio negócio, as chances de desistência ou pouco rendimento são bem grandes.

2- Não fazer um plano de negócio
Por mais simples ou até inútil que ele possa parecer, o plano de negócio é importante para definir tudo o que será necessário para que seu negócio comece bem. Por mais que o negócio pareça simples ou que você já tenha tudo pensado, é importante especificar por escrito tudo o que será necessário, o que será feito, por quem e como será feito, os gastos envolvidos, os riscos, os pontos fortes e fracos do negócio e tudo mais que irá impactar no desenvolvimento dele.

3- Misturar vida profissional com pessoal
Não contrate ou faça sociedade com parentes ou amigos só pela afinidade ou proximidade, isso pode impactar no profissionalismo e nas entregas.

Quanto às finanças, não misture os gastos do seu negócio com os gastos particulares e não retire dinheiro do caixa para gastos pessoais e supérfluos. Procure sempre ter uma planilha de gastos e receitas para o seu negócio e outra para os custos da sua vida pessoal.

Sabemos que a caminhada do empreendedor não é simples e nem fácil e que um empreendedor mais experiente provavelmente já conhece esses erros, seja por experiências vividas ou relatadas. Mas é sempre bom ressaltar de forma direta quais são os erros que deverão ser evitados, seja por um empreendedor experiente ou não.

Esses são, com certeza, os três principais erros que você, como empreendedor, deve evitar a todo custo! Para saber mais sobre gestão, que tal conferir esse nosso post sobre 4 dicas para a gestão de sua franquia que levam ao sucesso a longo prazo?!

Continue acessando o nosso site e o nosso blog para ver mais conteúdos! Fique à vontade para sugerir novas pautas ou compartilhar o nosso blog com os seus amigos!

One thought on “Erros banais que nenhum empreendedor deve cometer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *