Gestão de franquia

Gestão de franquia: 4 dicas para a gestão de sua franquia que levam ao sucesso a longo prazo

Investir em uma franquia de sucesso é uma ótima maneira de ganhar experiência prática e conquistar a sua independência financeira. Uma das chaves para o sucesso é ter um bom sistema de gerenciamento de franquias, mas, além disso, uma boa gestão pode ditar se a sua franquia terá sucesso no mercado ou não.

Este artigo apresenta quatro dicas de gerenciamento de franquias que ajudarão você, proprietário, a superar os desafios de administrar um negócio franqueado. Desde a satisfação dos funcionários e clientes até a escolha do software de gerenciamento de franquias certo, é fundamental obter os fundamentos certos para o sucesso a longo prazo, tanto os proprietários de franquias individuais quanto os franqueados de várias unidades. Embora normalmente seja necessário adaptar seu sistema de gerenciamento de franquias às condições locais e atender às necessidades individuais, essas dicas podem servir como um guia e lembrá-lo de que é essencial ter a base certa para o crescimento da franquia.

1. Não apresse o processo de contratação
Pense em quando você decidiu pela primeira vez comprar uma franquia e todos os passos que você deu e a pesquisa que você fez para seguir o caminho certo. Com tantas franquias a considerar, foi difícil encontrar a combinação perfeita em termos de como a oferta do franqueador se encaixa com seu conjunto de habilidades, interesse e paixão. Use o mesmo processo para encontrar ótimos funcionários. Proprietários de franquia podem ter um suprimento infinito de pedidos de emprego, mas uma porcentagem muito pequena desses candidatos é realmente a correspondência certa para o seu negócio.

Aproveite o tempo para avaliar currículos, restringir candidatos e criar uma lista cuidadosamente elaborada de perguntas da entrevista. Sua entrevista deve ser completa – não um rápido bate-papo de 5 minutos ou algo que você “encaixe” entre outras tarefas. Reserve tempo suficiente para conhecer os candidatos e até mesmo considere uma segunda rodada de entrevistas para confirmar sua (s) escolha (s) e garantir que eles estejam tão interessados no sucesso do negócio quanto você. Quando você leva o processo de contratação a sério, você não apenas terminará com os melhores funcionários, mas também estará reforçando sua dedicação ao sucesso de sua empresa para todos os funcionários atuais.

2. Criar um ambiente de carreira de apoio
Você descobrirá que, quando escolher os funcionários certos desde o início, o gerenciamento das suas franquias será executado com mais facilidade. Com o grupo certo de pessoas, você vai gostar de trabalhar mais e ter prazer em ensinar a equipe sobre o negócio e vê-los se desenvolver. Bons funcionários irão apreciar um ambiente de carreira de apoio. Criar esse tipo de atmosfera encorajadora requer ênfase tanto no “apoio” quanto na “carreira”. No lado do apoio, certifique-se de estar ouvindo seus funcionários e incentivando-os a dar a você um feedback honesto.

Você quer atraí-los para sua cultura corporativa, para que eles sintam uma conexão com você e sua empresa. Do lado da carreira, certifique-se de recompensar o desempenho do funcionário e dar-lhe informações claras sobre suas oportunidades de progresso – o que está disponível para eles e como eles podem chegar lá. Ajudar os funcionários a entender os passos para o progresso, ajudá-los a ver seu trabalho atual como uma parte importante de uma carreira com um caminho ascendente, e não apenas um contracheque para o final do mês. Seu compromisso em manter uma cultura positiva resultará em uma maior fidelidade e em um melhor grupo de candidatos.

3. Escolha o software de gerenciamento de franquia certo
Tanto você quanto seu franqueador dependem do sucesso financeiro do seu negócio, por isso é essencial que o estado do seu negócio seja continuamente monitorado e analisado. Com o software de gerenciamento de franquias correto e a estrutura de relatórios, a vigilância empresarial pode ser livre de problemas e até mesmo divertida e facilitada. Ter uma boa visibilidade em relação ao desempenho da sua franquia significa que você tem as informações necessárias para tomar boas decisões e manter o controle de seu futuro.

O software de gerenciamento de franquia é importante tanto para proprietários de franquias individuais quanto para aqueles que têm um grupo de franquias. O software de gerenciamento de franquias ajuda você a coletar e divulgar facilmente as principais informações financeiras, como receita, lucro / prejuízo e despesas. Com boas práticas de gestão financeira, sua empresa estará em uma boa posição para expandir. Para os franqueados de várias unidades e multi-conceitos, o sistema de gerenciamento de franquias também deve desempenhar um papel importante nas operações comerciais.

O sistema de gerenciamento de franquias permitirá que você acompanhe o desempenho de locais individuais e forneça relatórios e benchmarking consolidados para ver como toda a sua empresa está sendo executada como um todo. Para isso, certifique-se de que esteja contratando o sistema que realmente entenda o seu negócio, evitando erros e facilitando a gestão de sua franquia.

4. Considere os clientes em seu sistema de gerenciamento de franquia
Há um componente chave final que você não quer deixar de fora do seu sistema de gerenciamento de franquia – seus clientes. Embora a maioria das empresas seja ou queira ser centrada no cliente, os clientes são frequentemente esquecidos ou negligenciados temporariamente ao tomar decisões sobre tecnologia e outras infraestruturas. É importante que o foco para você e seus funcionários permaneçam no atendimento ao cliente e satisfação enquanto você trabalha para otimizar suas operações e construir um sólido sistema de gerenciamento de franquias.

Ofereça aos clientes a oportunidade de fornecer feedback sobre as alterações que os afetam, para que você possa identificar áreas fracas, identificar problemas com antecedência e melhorar continuamente a experiência do cliente ao longo do tempo. Quando estiver pronto para dar um passo adiante, permita que seus clientes orientem como a empresa interage com a comunidade, levando sugestões sobre as causas que você deve apoiar e outras formas de se envolver e retribuir. Estabelecer uma reputação de bom cidadão demonstra que você valoriza os clientes que o mantêm no negócio.

Certifique-se de construir uma infraestrutura sólida, incluindo seus funcionários, o sistema de gerenciamento de franquia certo e seus clientes em seus planos. Um sistema de gerenciamento de franquias que integra foco no cliente e possibilita uma ótima supervisão financeira certamente o colocará no caminho para o sucesso. E é por isso que o MR.Sis Pro existe: desenvolvido especialmente para franquias Instituto Embelleze, é o sistema de gestão que melhor entende as necessidades da sua franquia!
Para conhecer melhor, acesse mrsispro.com!

Se você deseja ler mais sobre gestão de franquia, veja o nosso artigo sobre dicas para melhorar a gestão da sua franquia!

Um comentário sobre “Gestão de franquia: 4 dicas para a gestão de sua franquia que levam ao sucesso a longo prazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *