como atrair novos clientes

6 Dicas de maneiras simples e baratas para atrair novos clientes!

Você já se perguntou como atrair novos clientes sem gastar muito? Com certeza já! Se você quer aprender algumas maneiras interessantes de atrair mais clientes para sua empresa, você está no lugar certo!

Não importa quão grande seja seu produto ou serviço, sua empresa não terá lucro a menos que os clientes estejam dispostos a comprá-los. No entanto, a maioria das pequenas empresas passa por tempos difíceis. Não porque os clientes não querem comprar seus produtos, mas porque os clientes nem sequer sabem que seus produtos ou serviços existem, em primeiro lugar.

Para muitas pequenas empresas, investir em marketing e publicidade é um grande problema. Por isso, o artigo de hoje analisará algumas maneiras simples, baratas e altamente eficazes que as pequenas empresas podem usar. Se isso tem sido um desafio para o seu negócio, você certamente abrirá a sua mente com o nosso post de hoje.

Marketing e publicidade é um problema para sua empresa?
Para muitas pequenas empresas, o custo é uma grande barreira quando se trata de marketing e publicidade. Muitos dos métodos populares que conhecemos (como rádio, TV, revistas e jornais) costumam ser caros demais para elas.

Em um mundo onde um espaço publicitário de 30 segundos no rádio e na televisão pode custar caro, é difícil para as pequenas empresas lidar com isso. É por isso que grandes empresas com orçamentos de propaganda e marketing que chegam a milhares e milhões de reais dominam os outdoors, jornais, revistas, rádio e televisão.

Como a maioria das pequenas empresas não consegue encontrar os clientes de que precisam para permanecer no negócio, muitas pequenas empresas morrem porque não conseguem vender produtos e serviços suficientes. Apesar dessas dificuldades, como ainda há algumas empresas que começam muito pequenas, mas conseguem atrair clientes suficientes para permanecer no negócio?

Essas empresas e empreendedores inteligentes usam vários métodos que muitos de nós aprendemos a ignorar. Alguns deles são incrivelmente simples e não lhe custarão nada. Alguns dos outros vão te custar um pouco, mas não o suficiente para abrir um buraco no seu bolso.

Graças à internet, agora existem mais opções de publicidade gratuitas, baratas e interessantes para pequenos negócios. Recomendamos que você combine métodos diferentes para obter os melhores resultados. Então, vamos as dicas:

1 – Boca a boca sempre funciona!
Esta é definitivamente a forma mais antiga de marketing e publicidade utilizada pelas empresas desde o início do mundo. Como as pessoas estão cada vez mais desconfiadas da publicidade paga, o boca-a-boca continua sendo um dos métodos mais confiáveis do mundo atualmente. Quando um cliente está feliz e satisfeito com um produto ou serviço, há uma tendência humana natural de compartilhar a experiência com pessoas em seu círculo de confiança e influência – família, amigos, colegas, vizinhos e, às vezes, estranhos. Este método foi se reinventando e um exemplo dele é a indicação feita por digital influencers nas redes sociais.

Um cliente satisfeito é uma das ferramentas mais eficazes de marketing e publicidade que uma pequena empresa pode ter. Clientes satisfeitos tornam-se defensores do seu negócio. É incrível como muitos de seus clientes satisfeitos farão todo o possível para promover, convencer, proteger e defender o seu negócio.
Então, como exatamente sua pequena empresa pode desenvolver um exército de clientes apaixonados que usarão a propaganda boca-a-boca para sua vantagem?

O primeiro e mais importante passo é vender um produto ou serviço que realmente funcione e ofereça grande valor a quem os utiliza. Se um produto ou serviço cumprir sua promessa e fizer mais do que diz, é um vencedor! As pessoas gostam de comprar produtos e serviços de empresas que os tratam com respeito. As pessoas gostam de receber atenção e ser bem tratadas e sempre voltarão para desfrutar dessa bela experiência novamente.

Não se esqueça, os clientes gastam seu dinheiro suado em seus produtos. Você não acha que eles merecem um grande “obrigado” com um sorriso largo em seu rosto? As pessoas dificilmente esquecem uma ótima experiência do cliente e terão prazer em contar a outras pessoas sobre isso.

Dê aos seus clientes um motivo para anunciar e comercializar seus negócios. Às vezes, a propaganda boca a boca não vem automaticamente: você tem que incentivar, motivar ou incentivar seus clientes a fazer isso por você. Se possível, inicie um programa de indicação ou recompensa para seus clientes existentes. Quanto mais pessoas se referirem a você, mais produtos, serviços e descontos gratuitos eles terão. A recompensa deve ser grande o suficiente para despertar seu interesse e fazê-los agir. É um método ganha-ganha que sempre funciona.

2 – O ‘Free’ funciona como mágica!
Todo mundo adora coisas grátis. Oferecer alguns dos seus produtos e serviços de graça faz três coisas muito positivas e interessantes para a sua pequena empresa: primeiro, permite que as pessoas saibam que você existe. Em segundo lugar, dá-lhe a oportunidade de provar o valor do seu produto ou serviço e mostrar que realmente funciona. Terceiro, ele oferece aos seus futuros clientes uma maneira livre de riscos de experimentar seus produtos ou serviços sem gastar dinheiro. E se os clientes encontrarem valor em seus produtos ou serviços, estarão dispostos a pagar por isso.

A maioria das pessoas tem uma fraqueza por coisas grátis. Em suas mentes, é outra oportunidade de aproveitar ou usar algo sem gastar dinheiro. As pessoas amam o ‘grátis’ porque não têm nada a perder; eles apenas se sentam, relaxam e desfrutam do serviço ou produto sem nenhum risco. Ao trazê-los para o seu negócio, você lhes dá a chance de ver e experimentar algo que teria sido totalmente escondido deles se você não abrisse a porta.

No entanto, você deve se certificar de que o material gratuito não durará para sempre. Desde o início, determine o número de pessoas que aproveitarão o material gratuito ou quantos dias a promoção durará. Nem todo mundo deveria pegar coisas de graça; é o elemento de escassez que o torna muito atraente.

3 – Oferecer descontos e ofertas
Assim como coisas grátis, descontos e promoções funcionam bem também. Eles são outra forma criativa e barata de atrair mais clientes para sua empresa. As pessoas costumam ver descontos e ofertas como uma grande oportunidade para economizar dinheiro e desfrutar de um produto ou serviço por muito menos.

Na verdade, descontos e ofertas geralmente influenciam os clientes a comprar mais produtos ou serviços do que o planejado inicialmente. Eles adoram “aproveitar a oportunidade” porque os mesmos produtos podem não ser tão baratos amanhã. Oferecer ofertas e descontos também é uma forma poderosa de divulgar sua marca.

4 – Iniciar um concurso ou sorteio
Todo mundo adora vencer. Não é sempre apenas sobre o prêmio que você ganha, é a emoção de ter sorte ou bater em outras pessoas. Chame de ego ou o que você quiser, mas sempre funciona.

Para espalhar a palavra sobre o concurso, você poderia usar o boca a boca e as mídias sociais como o Facebook e Instagram. Mesmo que as pessoas não ganhem o grande prêmio, eles ainda estarão interessados em saber mais sobre seus produtos e serviços.

Contudo, uma palavra de cautela. Certifique-se de que você pode pagar confortavelmente o (s) prêmio (s) que você planeja distribuir. Desenhe um orçamento razoável e cumpri-lo. Não faz sentido se o dinheiro que você ganhar vendendo seus produtos durante o concurso não puder cobrir o custo de sua execução.

5 – Você está nas redes sociais?
A mídia social está mudando a forma como os negócios são feitos no mundo de hoje. Embora agora existam várias plataformas de mídia social em todo o mundo, o Facebook lidera o grupo como a maior comunidade social do mundo, com mais de 1,1 bilhão de usuários registrados em todo o mundo (até 30 de setembro de 2013). Isso é mais do que 15% da população total do mundo.

Redes de mídia social populares como o Facebook são alguns dos principais lugares onde seus clientes em potencial se encontram e faz todo o sentido que você registre sua empresa no Facebook também.

As mídias sociais, como o Facebook e o Instagram, tornam muito fácil para as pessoas (tanto clientes quanto não-clientes) falar sobre seus negócios. Eles podem compartilhar ou tweetar sobre seus produtos e serviços e isso permite que você se envolva facilmente com eles. Além disso, se mostram como uma ótima vitrine para você divulgar seus produtos e serviços.

6 – A publicidade online é o caminho a seguir!
Mais pessoas dependem da internet para obter informações hoje em dia. As pessoas assistem mais no YouTube do que assistem televisão. Mais pessoas lêem sites de notícias e revistas on-line em vez das versões em papel. Até mesmo grandes empresas reconheceram essa mudança e agora estão investindo mais em publicidade on-line do que as tradicionais. Já que cada vez mais as pessoas passam mais tempo na internet, só faz sentido que você também esteja lá!

Esperamos que você coloque essas dicas em prática e volte para nos contar os resultados! Aproveite que você está no nosso blog e leia sobre como melhorar a gestão da sua franquia em alguns passos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *